Takoyaki


http://1.bp.blogspot.com/-NNMKjfdQTsU/TaZrcnmGbyI/AAAAAAAAADo/8nGgkJ1nl3o/s1600/3042929369_cc4ac17ff5.jpg
Takoyaki (たこ焼き ou 蛸焼) (literalmente polvo frito ou grelhado) é um popular bolinho redondo japonês que mais se parece com uma panqueca temperada feita com uma massa muito mole, quase líquida, e frita em uma chapa especial para Takoyaki. Normalmente ele é recheado com pedaços cortados ou um polvo pequeno inteiro, raspas de tempura (tenkasu), gengibre picado e cebolinha.




Começou a se popularizar em Osaka, onde o dono de uma barraca de rua chamado Tomekichi Endo levou a fama pela invenção, em 1935, sobre a influência de um bolinho chamado Akashiyaki. O takoyaki surgiu em Kansai, mas logo se espalhou para Kanto e outras áreas.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Takoyaki_at_the_Richmond_Night_Market_by_SqueakyMarmot.jpg

 Hoje, é popular em muitas regiões do Japão. Pode ser comprado em muitas barracas de rua (yatai) mas atualmente existem muitos restaurantes especializados em takoyaki que são muito populares. Osaka e a região de Kansai são famosas por este prato. É muito vendido em muitos centros comerciais, como supermercados e lojas de conveniência. Além disso, takoyakis congelados são até exportados para muitos países do exterior.
 


Yaki deriva de "yaku" (焼く), que é um dos métodos presentes na culinária japonesa, significando fritar ou grelhar, e pode ser encontrado no nome de outros intes da cozinha japonesa, tais como teppanyaki, yakitori, teriyaki e sukiyaki.



Receita:

Massa:
120g de farinha de trigo.
30g de maizena.
1 colher de sobremesa de fermento em pó.
1 pitada de sal
500ml de água com 1/3 do pacote de Hondashi.
2 ovos.
1 colher de sobremesa de shoyu.

Recheio:
200g de polvo cozido.
1/2 cebolinha picada.
Gengibre vermelho em conserva a gosto.

Molhos:
Takoyaki Souce.
Maionese.
Alga verde (ao nori).
Katsuo ralado.

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes da massa rapidamente de modo que não forme “bolotas” e conservá-la na geladeira durante 1 hora. Despejar na chapa de takoyaki e acrescentar os recheios por cima rolando- os com um palito. Quando os bolinhos dourarem, retirar da chapa e cobrir com molhos.

Animes é takoyaki:








Videos:







Fonte:
http://dangogakuen.blogspot.com.br
http://pt.wikipedia.org

2 comentários

Author
avatar

\o/ agora vou poder fazer takoyaki em casa, vlw otakulife

Balas
Author
avatar

o recheio e o mais difícil de conseguir!!

Balas