Origami


Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.



O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (retangular, circular, etc.).




Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru, "garça") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.



* É uma lenda comum no Japão que aquele que dobrar mil tsurus terá um desejo realizado.
* É no memorial das vítimas do atentado nuclear de Hiroshima que encontra-se umas das maiores concentrações de tsurus de todo o Japão, uma homenagem a todos que morreram ou tiveram suas vidas afetadas devido a este ato de terror.



Na net você consegue achar vários vídeos de tutoriais com origamis muito bons. Algum mais difíceis outro mas fáceis, mas vale a pena fazer alguns.










Alguns passo a passos também ajudam a visualizar melhor os locais de dobre:

 




















O origami tem variações uma delas é o Kusudama. Do japonês Kusu (remédio) e Dama (bola), é um origami modular, antigamente usado no Japão para remédios ou ervas aromáticos que era postos dentro do Kusudama.





O simbolismo do cordão abaixo do kusudama pode ser explicado da seguinte forma: Imagine o kusudama como uma esfera contendo a energia da cura, o cordão serve para dirigir essa energia para a pessoa abaixo ou para o ambiente. Normalmente esse cordão é feito apenas com um pompom que, por seus fios, ajuda a distribuir e espalhar a energia do kusudama.





Atualmente os Kusudamas não possuem mais fins medicinais, alguns dobradores colocam dentro de seus kusudamas cânforas ou essências. Kusudamas podem ser colados, encaixados ou até mesmo costurados.








Se vocês ficarem mesmo bons vão poder fazer um tão foda como esse!!
*-*



Fonte:
Canal de tutoriais no You Tube Tadashi Mori's
http://pt.wikipedia.org

3 comentários

Author
avatar

Isso ae cara,
valeu em,
muito 10!

Parabéns, te sobra talento xP
Me ajudou muito, farei a flor de lotus dentro da caixinha para minha namorada xD

tchau, abraço

Balas
Author
avatar

eu tenho um amigo que sabe fazer alguns origamis

Balas
Author
avatar

Eu fiz um amarelo com folha A4. Ficou lindo, mas frágil. Acho que é melhor um papel mais durinho:

sonhos-e-suspiros.blogspot.com.br/2017/08/anormais.html

Balas