Kokeshi



Kokeshi (小芥子 ou こけし) são bonecas japonesas, originárias do norte do país. Elas são de madeira, possuindo um tronco simples e uma grande cabeça, pintadas com finas linhas para delinear o rosto com flores no tronco em preto vermelho e algumas vezes em verde.



As Kokeshi foram produzidas inicialmente pelos Kiji-shi (artesãos da madeira), em Shinchi, em Tagata (Miyagi), de onde a técnica se espalhou para outras áreas da região de Tohoku. Diz-se que estas bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (entre 1600-1868) e vendidas como souvenires aos visitantes das fontes termais.




Tem dois tipos as mais tradicionais(Dento),são artesanais, feitas em madeira e pintadas à mão. que variam nos seguintes onze tipos: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro



E as criativas da Kokeshi (Shingata) o artista permite-se total liberdade para dar-lhe formas, desenho e cores, e passou a ser desenvolvida após a II Guerra Mundial.




Curiosidade:


Algumas versões desem que embora o nome oficial da Kokeshi seja "小芥子", sua verdadeira denominação original seria "子消し", significando "crianças perdidas".Simbolizam a alma das crianças, que as bonecas levem todo o mal que as crianças porventura possam sofrer em vida, esse é o motivo mor da boneca kokeshi.



Em  Okinawa (e em outras regiões também) a kokeshi pode ser usada para fixada nas tradicionais bonecas as almas de crianças com morte pré-matura, ou antes de completar os 12 meses de idade.



Algumas versões defendem que a kokeshi representam a lenda que na região de Tohoku, houve um período de intensa escassez de alimentos e crianças foram sacrificadas para servirem de alimento. Por isso, a kokeshi não teria braços e pernas.



O infanticídio era uma prática comum no Japão até o século 20, onde muitas famílias abandonavam seus bebês em montanhas ou se livravam deles de outras formas. Era um recurso usado geralmente por famílias das áreas rurais ou extremamente pobres como forma de planejamento familiar.




Outro fato de optarem pelo assassinato de recém-nascidos ao invés do aborto em fetos, seria a vantagem de exercer um controle mais preciso em relação ao sexo dos bebês dentro da família ou até mesmo dentro de uma aldeia.




Levando-se em consideração que no Japão antigo só existiam as bonecas de porcelana, que por serem muito caras, eram acessíveis somente às crianças das famílias mais ricas, a kokeshi tornou-se a opção para todas as outras crianças e por essa "democratização" do brinquedo, consagrou-se como objeto de grande apreço das pessoas.

Animes: 


Temos algumas aparições rápidas em animes é mangas dessas bonecas, abaixo dois exemplos que posso citar;



 

Kamisama no Iutoori
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Death Parade


Vídeo: 







Fonte:
https://pt.wikipedia.org/
https://www.asiashop.com.br/
http://www.japaoemfoco.com/