Yotsuya Kaidan

 
http://globalcinemasp.files.wordpress.com/2013/04/yotsuya1.jpg
Yotsuya Kaidan (四 谷 怪 谈), conta a história de Oiwa e Tamiya Iemon, Sem dúvida a mais famosa história de fantasma japonês de todos os tempos, foi adaptada para o cinema mais de 30 vezes, e continua a ser uma influência no horror japonês hoje.

http://www.gallerynucleus.com/assets/attachments_p/000/019/437/size500_eugene_oiwa2.jpg
 

Escrito em 1825 por Tsuruya Nanboku IV como um jogo kabuki, o título original é Tokaido Yotsuya Kaidan (东海 道 四 谷 怪 谈). É agora geralmente encurtado, e traduz livremente como Ghost Story de Yotsuya.
Primeira encenado em julho de 1825, Yotsuya Kaidan apareceu no Teatro Nakamuraza em Edo ( antigo nome da atual Tóquio ) como uma sessão dupla com o imensamente popular Kanadehon Chushingura .

http://alexmatsuo.files.wordpress.com/2011/11/fantasmas-extendidos2.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdWTv33wv3dGpUgDJsu89lopcgJZ5cOQ_fdf_8ry3lV6rMkvegQiMnKF8bi8nLIGj6vUNyhqUsx3jlzztYf8wfllpmIwjKgqhgMJDHZrGIsZKbV4x4PZYWL3N8hfhOoU_LD7cfGVB3YA_B/s1600/4988101130191.jpg


Lenda:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEga22JxIs3aCB1lBJXrhlQCe_NpmVypgKI52h7bALXwxMVpepoIy6AscMxKaRdTs5E1Hipegf-p_V_5K77qCMtlQKAwxnLtKVWKLc-sc6Oumq5UzAxWPWKFBDXR2bkf-Bx6O4zxtfi6VGI3/s1600/rusmea.com+%252835%2529.jpg


Uma das mais famosas lendas japonesas e a de OIWA, a mulher maltratada pelo marido que após se matar volta para executar sua vingança aterradora....
Oiwa, uma bela mulher, despertava a cobiça de Iemon, um guerreiro forte. Oiwa também alimentava amor pelo guerreiro, mas o pai de Oiwa não gostavam de Iemon e tinham um péssimo pressentimento sobre o rapaz e estavam certo. Vendo o pai de Oiwa como um empecilho em seu caminho, Iemon em um dia que estava bêbado encontrou-se com o pai dela e com uma espada o matou.


http://esbilla.files.wordpress.com/2011/01/yoshitaki.jpg


Mentiroso, o assassino diz a Oiwa que se vingaria por ela dos assassinos de seu pai. Maravilhada com a bondade falsa do mentiroso, se entrega a ele e os dois se casam. Tempos depois, Oiwa engravida e da a luz a um bebê, porém ele adoece enfraquecida, sofrendo de depressão pós parto e abandonada por Iemon, que fica mais fora que em casa com a esposa e o filho.
Ele então começa a demonstrar interesse por Oume, filha de um comerciante rico. Oume era bonita, porém má, e tendo Oiwa como uma pedra a atrapalhar seu caminho, tramou com Iemon como tirá-la do caminho de uma vez por todas. Oume deu a Iemon um veneno que mataria Oiwa. Iemon aceitou, era interesseiro e a futura mulher Oume era rica. Iemon faz com que Oiwa tome o veneno, porém não morre, mas algo terrível comessa a acontecer: seu cabelo cai em grande volume e seu belo rosto se deforma, deixando-a com uma aparência horrível. Precisado de um pretexto para se separar de Oiwa, Iemon ameaça um jovem local para que ele seduza Oiwa. Amedrontado com a aparência da mulher, o jovem confessa todo plano malévolo de Iemon e Oume. Desnorteada e perturbada, Oiwa põe fim a própria vida cortando a garganta.
Ao descobrir o que ouve com Oiwa, Iemon enraivecido mata o jovem que estragou seu plano, amarra o corpo dele com o de Oiwa e os joga em um rio, além de espalhar para todos do vilarejo que ambos eram amantes.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhM3U2Csmo42bj7r5eZfkFwyfXjqMhxtI2Y-pQ4QFCetzEBzrw3cuBpu7nBJkUIej58bQgd8egdlR9IlAJKWMd0xGx5i65f-2T4RmmLVNeDyBPK5MNwMkl_WnrnID1q6HgMq3BpX2cLEh-w/s400/yotsuya7.jpg




Algum tempo depois casa-se com Oume, mas em sua noite de núpcias, Oiwa, que agora tornou-se um espírito vingativo, começa a assombrar e perturbar Iemon com visões macabras. Iemon, surtado e golpeando o vento aos olhos de Oume, acaba por degolar Oume, já que Oiwa, que só aparecia para Iemon, fez ele olhar para Oume mas enchergar Oiwa, levando-o a matar a própria mulher. Oiwa não parou por ai, fez com que Iemon matasse o pai e a mãe de Oume tambem.
O fim do conto tem muitas variações, desde Iemon se suicidar por estar enlouquecido, até Oiwa que poderia o ter matado.
O povo descobre toda o terrível enredo e enterra o corpo de Oiwa afim de dar paz ao espírito de Oiwa, mas em vão. O odio da pobre mulher é tanto que sua alma não consegue se livrar do rancor, e por isso esta sempre lançando maldições vingativas nas pessoas. Dizem que se uma pessoa descrente e desavisada visitar o local onde está sepultada o corpo de Oiwa, seu rosto será desfigurado misteriosamente.




Hoje, o túmulo de Oiwa encontra-se no interior do templo Myookooji, próximo a estação Sugamo do Metrô Mita Line. O templo ficava originalmente em Yotshuya, mas em 1909 mudou-se para o atual bairro. O túmulo de Oiwa fica aos pés de uma árvore e é local de peregrinção de artistas que representam a personagem em peças teatrais, como é o caso de Kabuki de verão e de cinemas.


 A Oiwa é muitas vezes representada como saído de uma Chouchin (Lanterna Chinesa), ou ela mesma sendo uma Chouchin.

http://www.kabuki21.com/lib2/k2085.jpghttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/b/b2/Hokuei_oiwa_lantern.gif



Animes:


No mundo dos animes como de se esperar tem diversas representações da historia de  Yotsuya Kaidan ou da própria Oiwa como um youkai.


http://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/yotsuya-kaidan_369.jpg
Ayakashi - Japanese Classic Horror : esse anime conta três histórias, e a primeira e a de Yotsuya Kaidan, de uma forma diferente como se o autor narrasse, mas para quem quer ver a historia contada e uma boa recomendação

http://www.animeclick.it/prove/serie/Ayakashi-JapaneseClassicHorror/Ayakashi-JapaneseClassicHorror3.jpg

 http://www.anime-planet.com/images/anime/screenshots/ayakashi1.jpg


http://www.anime-planet.com/images/anime/covers/5682.jpg


Hoozuki no Reitetsu: No episódio 4 tanto Oiwa quanto Iemon aparecem, claro é uma anime de
comédia  então só conta um pouco da história recomendo ver mais da história entes de ver esse.

 http://cdn.myanimelist.net/images/characters/14/234863.jpghttp://www.anime-planet.com/images/characters/iemon_tamiya_hoozuki_57894.jpg

 Vídeo:
São muitos os filmes sobre a  Yotsuya Kaidan vou colocar o trailer de um deles aqui.
o segundo vídeo e contando um pouco mais sobre a história (infelizmente é em inglês então só quem sabe um pouquinho pode entender ¬¬')






Fontes:
 http://phenomenonpoltergeist.blogspot.com.br/
http://en.wikipedia.org/