Instrumentos Tradicionais do Sankyoku


http://japanesestrings.com/Resources/sankyokutrio1a.jpeg

Sankyoku é uma forma de música japonesa que usa no koto, shamisen e shakuhachi, muitas vezes com um acompanhamento vocal. A união destes três instrumentos formou o Sankyoku. As eras anteriores foram marcadas pelas guerras internas que terminaram com a entrada da era Edo (1603-1867). Com a ascensão da classe mercantil, o sankyoku adquiriu grande popularidade.



http://aris.ss.uci.edu/rgarfias/courses/japan/sankyoku.gif

Durante a era Edo, a música para Koto chamado Sôkyoku, era tocado quase que somente pelos cegos, e pelas mulheres e jovens dos comerciantes mais abastados e dos militares de grau mais alto, fazendo parte de sua formação cultural. Na primeira metade do século XX, com o advento das gravações e do rádio, o Sôkyoku, sofreu um processo de popularização principalmente pelas mãos de Michio Miyagi que incorporou técnicas e arranjos inovadores na antiga música do Japão.


 Shamisen

http://tondamonogatari.files.wordpress.com/2012/06/shamisen.jpg














O shamisen ou siamise é um instrumento musical japonês, com três cordas, cuja caixa de ressonância tem um tampo de pele de gato ou cobra. passou a ocupar o lugar do Biwa (antiga balalaica japonesa) nas músicas narrativas pelo seu som mais potente.
 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAw1ektTlf-qffPkoSqnk6UDSU98KUEdjqcUT7f4gw5tO1rdIuRnZ8w3iNYWWLcgX-H7m5uwAA9yB_9TXJLLKv6iw1ZWlJBAgaC3Q0gKQ-qPGd11vbECvg7l7W78xigqtC_KfhvGo1UeI/s1600/shamisen_koto.jpg

 No século XVI começaram a surgir compositores para o instrumento, que passaram a escrever as músicas em partituras. Começaram a surgir novos campos para o instrumento como o Sankyoku (música para Koto, Sangen[O sangen e o shamisen (japonês: 三味線) são instrumentos de cordas japoneses muito semelhantes. A diferença está no tamanho, que é pouco menor no caso do Sangen] e Shakuhachi), o Joruri (música que acompanha o drama do teatro de marionetes Bunraku) e músicas para o acompanhamento do teatro Kabuki. Um dos seus mais famosos instrumentistas é o músico Takahashi Chikuzan, cultor do estilo Tsugaru-jamisen.


 Koto



 http://www.jessicastuartmusic.com/wp-content/gallery/pre-jsfew/koto.jpg

O Koto é um instrumento musical de cordas dedilhadas, composto de uma caixa de ressonância com diversas cordas, semelhante a uma grande cítara. Atualmente é o mais popular dentre os instrumentos musicais tradicionais japoneses. Tanto quanto piano ou violino, meninas em idade escolar aprendem o koto.
A história do koto é longa.

http://a4.ec-images.myspacecdn.com/images02/81/80582cdc20194cd1bd779413a90c96d3/l.jpg


O instrumento já com as suas principais características atuais foi introduzido no século VI (época do imperador Kinmei) vindo da China (dinastia T’ang). Ele já possuía o corpo feito com a madeira tradicional do Japão o Kiri (Paulownia), sendo todo laqueado. Ele era chamado de Kin-no-Koto. Data desta época a partitura mais antiga para o Koto (Yuran-fu que se encontra guardada no Templo Shinhoin). Seu ancestral é o instrumento musical chines Guzheng.

Shakuhachi

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj87Gm73Gzoq9-_fJ04YoMVoaV4EDjOKZWhiOlINdzkeK1mYAbSU75kYpGKxDe_mbYBWXjb2RKfo_n9eJ9_rfYT8DPYBhoQ_s7DZWfSdAg_Du7kqrjfP3epCMvNjKzvfaDpE7YklE-zFB0/s1600/shakuhachi-jinashi-26.jpg

Shakuhachi, é um instrumento de sopro de estrutura aparentemente simples: um bocal, o corpo de bambu e cinco orifícios. Porém, suas medidas são rigorosas. O comprimento mais comum do instrumento é de 1,8 shaku (1 shaku = aproximadamente 30 centímetros).



http://thejapanesepage.com/images_site/shak4.jpg


Assim como o Koto e o Sangen, o instrumento foi introduzido no Japão através da China.

Existem composições para o Shakuhachi datadas da era Nara (Século VIII). O Shakuhachi era tocado como parte das cerimônias e práticas do Zen Budismo, mais especificamente na facção Fuke japonesa. Era o instrumento preferido dos sacerdotes peregrinos. No início do período Edo (Século XVII) surge a escola Kinko, que sem perder os aspectos religiosos, passou a utilizar o instrumento puramente para a música.


Vídeos:

esse primeiro é uma versão da musica "Senbonzakura" de Hatsume Miku.













Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Instrumentos_musicais_tradicionais_do_Jap%C3%A3o