Setsubun

 

Setsubun (節分, Festival Japonês) é a véspera do início da primavera no Japão.

O nome significa literalmente "divisão das estações", mas o termo normalmente se refere ao Setsubun da primavera, apropriadamente chamado de Risshun (o início da primavera), comemorado anualmente no dia 4 de fevereiro. Faz parte do Festival da Primavera (春祭, haru matsuri).




 Setsubun da primavera foi e talvez ainda seja considerado por alguns o Ano Novo Lunar no calendário, ou seja, uma espécie de véspera de Ano Novo. Essa data era acompanhada por um extenso ritual especial de purificação do mal do ano anterior e o afastamento de demônios que possam trazer doenças no ano seguinte. Este ritual especial é chamado mamemaki (豆撒き). Setsubun é originado do tsuina (追儺), um costume introduzido pelos chineses ao Japão no oitavo século.


http://regex.info/i/JEF_045178.jpg



 O ritual mamemaki consiste em jogar grãos de soja assados, ao redor da casa, para espantar demônios, maus espíritos, mau olhado e outros males como tragédias naturais. Nesse dia, lutadores de sumo, autoridades e personalidades populares como artistas plásticos, escritores e cantores são convidados para realizarem o ritual de jogar soja assada em templos, santuários e praças.

http://jojoscope.com/wp-content/uploads/02_03-setsubun.gif

Todas as pessoas podem realizar o mamemaki em suas casa ou participar de ritual coletivo em santuários ou entidades escolares, gritando "Oni wa soto, fuku wa uti" (Para fora, demônio! Para dentro, Sorte!). É comum muitas pessoas usarem máscara de oni (demônio) para caracterizar a cerimônia. Nesse caso, as crianças ou pessoas jogam a soja no mascarado.

Esse vídeos lá do AQUI PODE explica bem o festival.




http://naorai-komichi.jp/blog/images/ehoumaki.jpg





Fonte:
http://pt.wikipedia.org/
http://www.acbj.com.br/