Tsuki no Usagi - Coelho da Lua



Como o nome já revela o Tsuki no Usagi é uma lenda que trata do coelho que vivi na lua.


Para os japoneses, o Coelho da Lua está moendo o mochi-gome em um pilão, um tipo de arroz glutinoso, para fazer o famoso bolinho mochi. O processo de fabricação tradicional do mochi, que consiste em moer o arroz no pilão, chama-se “mochi-tsuki”, que se escreve com outros kanji, mas cuja pronúncia também pode significar “mochi da lua” e se assemelha com “mochizuki”, que significa lua cheia (lua em japonês é “tsuki”, que quando usada em sufixo recebe os tenten – os “tracinhos” em cima do kana [as sílabas dos alfabetos hiragana e katakana] – e tem sua pronúncia modificada para “zuki”).






 Uma lenda de origem budista adaptada no Japão conta que na Lua morava um velhinho que resolveu vir à Terra para descobrir qual animal era mais generoso: a raposa, o macaco ou o coelho. Com a aparência de um mendigo, o velhinho disse aos três bichos que tinha fome. Todos foram procurar comida para ajudá-lo, mas apenas o coelho não conseguiu encontrar.
O coelho pediu à raposa e ao macaco que fizessem uma fogueira, depois disse que saltaria no fogo para oferecer a própria carne para o velhinho. O velhinho o impediu, levando-o para a Lua, onde podem ser vistos juntos quando a Lua está mais brilhante.


Para os chineses, o Coelho da Lua, também chamado de Coelho de Jade, é o companheiro de Chang’e, a deusa lunar. Ele é visto macerando ervas medicinais em um pilão, fazendo o elixir da longa vida para os imortais. A primeira referência que temos de sua lenda na China é na famigerada história da “Jornada ao Oeste”.

na versão coreana, em que o coelho é chamado de “daltokki”, que significa literamente “coelho da Lua” em coreano.

Curiosidades:


No anime Sailor Moon a guerreira sailor moon se chama Usagi Tsukino, uma clara referencia a essa lenda.

Hatsune Miku tem uma musica chamada Tsuki Usagi






Fonte:
http://aoikuwan.com/
http://himi-tsu.blogspot.com.br/