Ponyo


Gake no Ue no Ponyo (崖の上のポニョ lit. "Ponyo no Penhasco"), conhecido nos EUA como Ponyo on the Cliff by the Sea, é um filme de animação japonês que começou a ser escrito pelo famoso Hayao Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli em 2006.
 A data de estreia no Japão foi 19 de julho de 2008. O filme teve sua estreia no Brasil em 2 de julho de 2010.






Sinopse:

Sosuke (Hiroki Doi) é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo (Yuria Nara), uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto (Jôji Tokoro), que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.



 Miyazaki mencionou que sua principal influência para a história do peixinho dourado que deseja virar humana foi a versão Disney para A Pequena Sereia, de 1989.






Personagens:




Ponyo
(Hiperativa e adora fiambre e o Sosuke )
Sosuke
 (Amigo de Ponyo, um menino normal,
 a não ser por achar normal um peixinho dourado ter rosto )
Fujimoto
(Pai de Ponyo, controlador e não gosta de humanos, especialmente Sosuke 
por ser um possível futuro namorado de Ponyo )








Trilha:






A música-tema homônima, "Gake no Ue no Ponyo", foi lançada anteriormente ao filme em 5 de dezembro de 2007. Ela é cantada pelo duo Fujioka Fujimaki (que é formado por Takaaki Fujioka e Naoya Fujimaki) e pela cantora, de então oito anos, Nozomi Ōhashi.





Vídeos:



Fonte:
http://pt.wikipedia.org/
http://www.adorocinema.com/
http://www.paradoxo.jor.br/2010/08/