Mochi

Deveria se o J-Mapas hoje, mas to sem tempo!!:P
----------------------------------------------------------------


O Mochi é um doce de arroz, mas feito com um arroz especial, o mochigome, um pouco mais calórico que o normal. É bastante popular no Japão, já que possui um festival próprio (o Mochitsuki). Embora seja consumido durante o ano todo, é comido tradicionalmente no Shogatsu (Ano Novo) e em ocasiões especiais como nos nascimentos e casamentos.


No festival Mochitsuki o mochi é preparado e distribuído para o público. Algumas localidades ou entidades agendam o mochitsuki para o terceiro dia do novo ano.


 Feito em um pilão (ussu) por duas pessoas. Enquanto uma adiciona água ao arroz cozido a outra bate com a ajuda de uma espécie de marreta de madeira (tsuchi).



Nesta época, muitas empresas fecham suas portas a partir do dia 28 ou 29 de dezembro, acompanhando o costume japonês de celebrar o Ano Novo em clima de festa pelo menos até o terceiro dia do Ano Novo.



Embora o mochitsuki não seja necessariamente uma celebração religiosa, grande parte das famílias japonesas celebra a passagem do ano oferendando mochi a deidades em seus oratórios domésticos, motivo pelo qual se encontram eletrodomésticos de fazer mochi até mesmo fora do Japão. Microondas e panificadoras domésticas também fazem as vezes do "mochizeiro" sendo aproveitadas para cozer a vapor e amassar o mochi.

Tipos:


wagashi (doces tradicionais japoneses) Muitos são feitos com mochi. Por exemplo, o daifuku é um mochi suave e redondo com um recheio de anko (um doce oriental feito de feijão azuki).
O ichigo daifuku e um doce recheado com um morango inteiro.


O kusa mochi é uma variedade verde de mochi com sabor de yomogi. Quando o daifuku se faz com kusa mochi, ele é chamado de yomoji daifuku.

No Japão e nos EUA são fabricados sorvetes de mochi. As bolinhas de sorvete são envolvidas em mochi e vendidas em diferentes sabores (chocolate, manga, chá verde, café, baunilha e morango). Nos EUA sorvete é encontrado em alguns supermercados da Califórnia e do Hawaii.


Oshiruko ou ozenzai é uma sopa doce de feijão azuki com pedaços de mochi. Os japoneses costumam tomar esta sopa no inverno para se aquecerem.

O chikara udon (macarrão da força) é um prato que consiste em macarrão udon em sopa com mochi tostado por cima.





Receita de Mochi La do Garotas do Contra:

Ingredientes:

- 300gm de arroz mochigome
- 300ml de água
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- corante comestível (opcional)
- essência do sabor que quiser

Rendimento 15 porções.


Modo de Preparo:


- Lave bem o arroz e deixe na agua de um dia para o outro(24 horas)
- No dia seguinte escorra toda a água
- Coloque metade do arroz e 300gm de água no liquidificador e bata por 30 segundos ou ate virar uma massa sem deixar nenhum grão de arroz
- Coloque o resto do arros e faça a mesma coisa
- Despeje tudo num refratário e leve ao micro ondas por 2 minutos na potencia alta
- Mecha na mistura e coloque de novo por mais 2 minutos ate a mistura se transformar numa massa consistente. Caso ainda esteja mole leve de novo para o microondas por mais 30 segundos ou 1 minuto.(Também pose ser feito no fogão em uma panela ante-aderente ou prato)
- Coloque o amido de milho em uma tigela ou um preto grande e reserve
- Com uma colher vá pegando pequenas porções da massa ainda quente e vá moldando o mochi com as mão na forma que quiser, passe a mão no amido de milho para não grudar. Faça rapidamente porque quando a massa esfria fica dificio moldar.
- Pode ser comido logo em seguida ou se for congelar deixe separados para não grudar uns nos outro armazenados em saquinhos ou recipiente platidos.



Dica para substituir o mochigome; a autora do Garotas do Contra diz que também da certo com aquele arroz daqui do Brasil que fica empapado. Mais detalhe visite o blog dela. 

O recheio fica a sua escolha:







 





  


Fonte:
http://intravelturismo.wordpress.com
http://pt.wikipedia.org/
http://garotasdocontra-official.blogspot.com.br/ 
http://kanten.wordpress.com/2008/11/20/mochi-anko/

1 comentários:

Author
avatar

yoo fiz e é muito bom, e os ingrediaentes (o arroz para mochi) aki em bh é facil de achar no mercado central e naum muito caro :3

Balas