Pesquisa revela aumento no mercado de animação japonês! Porque será?


Uma recente pesquisa realizada pela MDRI (Media Development Research Institute) revelou informações sobre o mercado de animações no Japão referente ao ano passado.

Na televisão, foi constatado que a tendência de diminuição dos títulos permaneceu, o que vem ocorrendo desde 2006. Por outro lado, o número de espectadores para os canais de animação via satélite e cabo cresceu. O mercado de home vídeo também apresentou alta, sendo 60% do dinheiro gasto na compra de Blu-rays relacionados ao setor, dado referente a todo o ano passado e primeira metade deste ano.

A distribuição online via computadores pessoais mostrou poucas alterações, diferente da distribuição através de aparelhos móveis, que apresentou crescimento. Os dois dispositivos ainda são a menor fatia do mercado global. No cinema, o destaque fica pela contribuição dos grandes hits do ano, como Toy Story 3 ($10,8 milhões de ienes) e Karigurashi No Arrietty, produção do Studio Ghibli (9,25 milhões de ienes).

No geral, o mercado de animações faturou $229 milhões de ienes ($2,55 milhões de dólares) no país em 2010. Esse é o primeiro aumento desde 2006, ano em que o setor fechou em $241.5 milhões de ienes ($2,53 milhões de dólares na época). Os resultados incluem capitais dos setores de cinema, home video e locação, televisão e distribuição online, IPTV e aparelhos móveis, tanto para produções nacionais quanto internacionais

Fonte:
http://www.anmtv.xpg.com.br