Amaterasu



Amaterasu (天照) Também conhecida como Ama-Terasu-Oho-Mi-Kami (天照大神). Deusa do sol, divindade japonesa que vela sobre os homens e os enche de benefícios. Nasceu do olho esquerdo de Izanagi e domina o panteão xintoista, em que figura um certo número de personificações das forças naturais. É representada empunhando um disco solar.


"Amaterasu vivia em uma gruta, em companhia de suas criadas, que lhes teciam cotidianamente um quimono da cor do tempo. Todos os dias de manhã, ela saía para iluminar a Terra. Até o dia em que seu irmão, Susanoo, deus do Oceano jogou um cavalo esfolado nos teares das criadas tecelãs. Assustadas, elas se atropelaram, e uma delas morreu, com seu sexo furado por sua própria laçadeira.

 


 A deusa Amaterasu não apreciou a brincadeira: não gostava de cavalo cru. Zangada, recolheu-se em sua gruta e a luz desapareceu. E o pânico foi semeado até no céu, onde viviam os deuses e as deusas, que como os humanos, também não enxergavam nada. Eles se reuniram e bolaram uma estratagema. Pediram a Uzume, a mais engraçada das deusas, que os distraísse diante da gruta fechada em que Amaterasu estava amuada. Uzume não usou de meios termos: levantando a saia, pôs-se a dançar provocantemente, exibindo suas partes íntimas com caretas irresistíveis.



 Estava tão divertida que os deuses desataram na gargalhada... Curiosa, Amaterasu não aguentou: entreabriu a pedra que fechava a gruta, e os deuses lhe estenderam um espelho onde ela viu uma mulher esplêndida. Surpresa, ela se adiantou. Então os deuses agarraram-na e Amaterasu saiu para sempre de sua gruta. O mundo estava salvo."



http://th03.deviantart.net/fs71/PRE/f/2013/030/2/6/amaterasu_by_daniel_oldenburg-d5t8w2c.jpg




Amaterasu é representada em certos jogos de vídeo game como sendo um lobo, cuja representação é válida no Taoísmo e remete a essência da reencarnação da deusa amaterasu ressaltando a necessidade de vir como mestre e guia espiritua.

http://fc00.deviantart.net/fs25/i/2008/108/0/4/Amaterasu_by_vinny_vieh.jpg

Jogos:


Ōkami (em japonês: 大神, Ōkami lit. "Grande deus" ou "lobo" [se escrito como 狼]) é um jogo eletrônico de ação/aventura publicado pela Capcom e desenvolvido pelo Clover Studio para PlayStation 2 em 19 de setembro de 2006. Foi o penúltimo jogo a ser desenvolvido pela Clover antes de seu fechamento. Em 15 de abril de 2008, a Ready at Dawn, em parceria com a Capcom, desenvolveu uma versão para Nintendo Wii. Apesar de Ōkami ter sofrido com vendas baixas, foi muito bem-recebido pelo público e pela crítica.

Uma sequência, com o nome de Ōkamiden: Chiisaki Taiyō​, foi lançada para o Nintendo DS em 2010.













Trailer:







Smite é um jogo multiplayer estilo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) em terceira pessoa onde os jogadores assumem o papel de deuses mitológicos em combates multi-jogadores por diversas arenas. No Brasil o jogo está sendo distribuído pela Level Up! Games totalmente em português. Agora no começo de 2016 a personagem Amaterasu foi incluída no jogo estreando o novo Panteão Japonês para a plataforma.


 





Trailer:



Em Naruto:



Amaterasu (天照 ) é uma técnica muito poderosa do Clã Uchiha, que só pode ser usada por um ninja com o Mangekyō Sharingan. Com este jutsu o usuário pode criar em qualquer ponto dentro da sua visão uma enorme fogueira negra, que supostamente queima algo durante sete dias e sete noites seguidos e não pode ser excluída. No entanto, é possível selar o Amaterasu pelo Fūka Hōin em um pergaminho. Estas chamas criadas por esta técnica é tão quente quanto o sol. Elas também pode se espalhar para materiais combustíveis e se espalhar muito rapidamente.






Vídeos:

Algumas apresentações teatrais tradicionais em homenagem a deusa.










Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://ryuuseitaiko.blogspot.com

http://smite.uol.com.br