Kodomo no Hi


Kodomo no Hi (こどもの日, que significa “Dia da Criança”) é um feriado nacional japonês, que acontece anualmente no dia 5 de maio, o quinto dia do quinto mês, e faz parte da Golden Week (semana dourada).

Há mai 4 importantes datas nessa semana:

* 29 de abril, Showa no hi [昭和の日]: aniversário do imperador Hirohito, cujo reinado atravessou as duas guerras mundiais e se chamou Era Showa. É dia para as pessoas refletirem sobre o período que representa a destruição e a reconstrução do país.
* 3 de maio, Kenpo kinenbi [憲法記念日]: dia da constituição de 1947. Uma data para se refletir sobre o significado da democracia e do governo japonês.
* 4 de maio, Midori no hi [みどりの日]: dia do verde. Um feriado para se apreciar a natureza.
* 5 de maio, Kodomo no hi [こどもの日]: dia das crianças.


É um dia reservado ao respeito da criança para comemorar a sua felicidade.
Foi designado um feriado nacional pelo governo japonês em 1948.

Originalmente era chamado de Tango no sekku [端午の節句] (dia dos meninos), esta data já era celebrada desde a era Nara.
Embora o nome tenha mudado para dia das Crianças, os costumes continuam os mesmos e o feriado é voltado principalmente para os meninos.

As meninas também tem seu dia, o Hina-matsuri, ou “Dia das Meninas” que ocorre no dia 3 de março – terceiro dia do terceiro mês, porém ,diferentemente do Kodomo no Hi, o Hina – Matsuri não é considerado feriado Nacional.
Nesses pequenos detalhes, percebemos que o Japão continua sendo uma nação que distinguem Homens e Mulheres, dando preferencia claro, para os Homens(¬¬).

No Kodomo no Hi, as famílias expressam o seu respeito pelas crianças e lhes desejam força pendurando o koinobori (鯉幟/こいのぼり) (coloridas carpas em forma de bandeiras) em suas residências e é comum ve-los penduradas em longas linhas em vários rios e canais em todo Japão.
Diz-se que a carpa pode nadar em grandes correntezas e isso representa para o povo oriental ,a força e a coragem necessária para superar dificuldades na vida.

O motivo das Carpas simpolizarem o Dia das Crianças é que segundo uma lenda,
uma carpa nadou contra uma cachoeira e quando chegou ao topo, transformou-se em um dragão.
Acredita-se que as carpas trazem sorte e sucesso na vida, e a celebração do dia traz a força que um garoto precisa ter para um crescimento saudável.
Os preparativos e adornos para o kodomo no hi começam cerca de uma semana antes e ficam expostos até o dia da festa.
Os símbolos deste dia são: o gogatsu ningyô, ou altar, o kabuto, as carpas e os pratos típicos. Como o altar tem um preço elevado e ocupa um espaço muito grande nas casas, o kabuto é utilizado para representar todo o ornamento.
É de costume, nas festas, comer chimaki, bolinho de arroz cozido enrolado na folha de bambu e kashiwamochi, doce feito de arroz com recheio de doce de feijão embrulhado em folhas de carvalho. Também existem músicas folclóricas para este dia, como o seikurabe e koinobori. No ofurô, colocam-se folhas ou essências de íris para afastar os maus espíritos.

Nesse dia são feitos diversos Eventos de Undokai (Gincana). É comum você notar diversas bandeiras com formatos de carpa espalhados pela cidade.
E vale lembrar que as carpas têm uma ordem certa a serem dispostas: primeiro ficam as flâmulas sem formato de carpa, depois a carpa preta (que representa o pai), em seguida a vermelha (que representa a mãe), e, por último, as carpas menores, que representam os filhos.

No Japão, a “Golden Week”, é como a “semana do saco cheio” no Brasil. Isso porque o dia cinco finaliza uma série de feriados nacionais.
Antes dele têm o dia três de maio, quando é comemorado o Dia da Constituição, o dia quatro é o Dia do Verde, e no dia 29 de abril, o aniversário do antigo imperador (Showa) .

Uma canção tradicional do Dia dos Meninos é essa:

屋根より高い鯉幟
Yane yori takai koi-nobori

大きな真鯉はお父さん
Ooki na magoi wa o-too-san

小さな緋鯉は子供たち
Chiisa na higoi wa kodomo-tachi

面白そうに泳いでる
Omoshirosoo ni oyoideru

Para todas as crianças; Omedetoo Gozaimasu !!!!!! Gaki!!! ( tadução: Parabéns!!! Crianças!!!!):p

Fontes:http://www.japaoemfoco.com/
http://www.nipocultura.com.br