O caratê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado "carateca" ou "karate-ka" (空手家).
O karatê é uma forma de budo (武道, caminho marcial), enfatizando as técnicas de percussão atemi waza (como defesas, socos e chutes) ao invés das técnicas de projeções e imobilizações. O treino de karatê pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite.
• Kihon (基本, "fundamentos") é o estudo dos movimentos básicos.
• Kata (型, "forma", "padrão") é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos.
• Kumite (組手, "encontro de mãos") é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.
Originalmente a palavra karatê era escrita com os ideogramas 空手 ("mãos vazias") se referindo à Dinastia Tang ou, por extensão, à mão chinesa, refletindo a influência chinesa nesse estilo de luta.
O karatê é, provavelmente, a mistura de uma arte de luta chinesa levada a Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte própria de Okinawa. Seus nativos chamavam este estilo de Okinawa-te ("mão de Okinawa"). Os estilos de karatê de Okinawa mais antigos são o Shuri-te, o Naha-te e o Tomari-te, assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram criados.
Em 1820 Sokon Matsumura fundiu os três estilos e criou o estilo shorin (pronúncia japonesa para a palavra chinesa shaolin), que é também a pronúncia dos ideogramas 少林 ("pequeno" e "bosque"). O nome shorin foi dado posteriormente, por Choshin Chibana, ao estilo idealizado pelo mestre Matsumura. Entretanto, os próprios estudantes de Matsumura criaram novos estilos, adicionando ou subtraindo técnicas ao estilo original. Gichin Funakoshi, aluno de um dos discípulos de Matsumura, chamado Anko Itosu, foi a pessoa que introduziu e popularizou o caratê nas ilhas principais do arquipélago japonês.
Mangá:
Alguns mangás falam sobre karatê, segue uma curta lista para quem estiver interessado em ler ;
Karate Shoukoushi Kohinata Minoru
História:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hanza Sky
História:
O personagem principal é um delinquente temido em toda a região. Ele tentou começar uma nova vida pacífica ao invés de sangue, mas seu passado imediatamente o alcança e revela sua real identidade para todos da classe. Ele encontra uma garota com problemas e decidi reverter seu antigo eu apenas para salvá-la... com a exceção de que ela não precisa realmente ser salva, ela acaba com ele e o chama de fraco! Ele se apaixona por essa "flor que floresce no campo de batalha" e decidi tentar se juntar ao clube de caratê (ela é a capitã) só para se aproximar dela... mas as coisas não são tão fáceis...
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Full Contact
História:Quando Otowa Ryuuichi é rejeitado por uma menina, porque ela só gosta de gente forte, ele fica muito deprimido. Enquanto assiste karate na TV ele pensa “Eu quero ser forte também!”. No mesmo dia, ele é forçado a se juntar a um dojo de karate.
Vídeos:
Fonte:http://pt.wikipedia.org
http://br.mangahost.com/