Onsen - Águas Termais

Onsen é o termo japonês para águas termais. Ao contrário do Ocidente onde são classificadas como termais as águas com temperatura superior a 21 graus, no Japão essa classificação é atribuída apenas a partir dos 25 graus.
Num onsen, tal como num sento(Um sentō (銭湯, せんとう) é uma casa de banhos comunal japonesa. Tipicamente, estas casas de banhos são bastante utilitárias com uma grande sala em que os sexos estão separados por uma barreira elevada, uma linha de chuveiros ao longo de uma das paredes e uma grande banheira onde os utilizadores já banhados se podem sentar ao longo da outra). os visitantes devem lavar o corpo e secar-se antes de entrar na água quente. Os banhos interiores disponibilizam pequenos bancos para os visitantes aí se sentarem e tomarem uma ducha.

Muitos onsen tradicionais no Japão rural têm regras que proíbem o uso de vestes no banho, argumentando que tornam a limpeza mais difícil. Nas cidades, alguns onsen encorajam o uso de fatos de banho (como Yukata (浴衣) é uma vestimenta japonesa de verão. Geralmente pessoas usando yukatas são vistas nos festivais japoneses e nos festivais de fogos de artifícios (hanabi) e outros eventos tradicionais de verão. A palavra yukata significa literalmente roupa de banho.), em especial nos banhos mistos.

Os visitantes usam geralmente uma pequena toalha-avental. Alguns permitem a imersão da toalha, outros proíbem-na. É frequente ver os japoneses com as toalhas dobradas sobre a cabeça.
Os onsens são geralmente considerados um refúgio da conturbada vida estressante que os japoneses levam, de modo que o ambiente é calmo e relaxante. É frequente a representação do monte Fuji nas paredes, o que, segundo a tradição, encoraja a calma e a meditação.
Além dos onsens os japoneses são adeptos do Ofurô

Uma tina funda ou banheira chamada furô (ofurô) com água bem quente, a aproximadamente 40 graus Celsius. Fora dela, ensaboar e enxaguar com água fria. Já com o corpo limpo, mergulhar na água quente e ficar lá por uns 10 minutos.

Já devem ter visto em animes e mangás, e bem comum mostrarem os personagens tomando banho sentados em banquinhos e depois indo para o ofurô. O beneficio tanta preocupação maior com a higiene pessoal, é claro em uma época que os outros países não achavam importante tomar tanto banho. O Japão já tinha esse pensamento de se manter limpo e hoje usam os mesmos costumes e técnicas para também um calmante.

Aqui tem um mapa das principais onsens do Japão para quem um dia for lá e quiser visitar !



O que um bom banho não faz U_U!!!!!

Fonte:http://pt.wikipedia.org