Yojimbo (用心棒, Yōjinbō) ( Yojimbo, o guarda-costas) é um filme de 1961 dirigido por Akira Kurosawa. A trilha sonora é de Masaru Satō e a direção de fotografia de Kazuo Miyagawa.
Sinopse:
A história se passa em 1860 . Samurai independente, Kuwabatake Sanjuro (Toshirō Mifune), chega a uma cidade, na qual os duas gangues rivais travam constantes batalhas, e resolve tirar proveito da situação manipulando a sua lealdade e ao mesmo tempo, livrar a cidade das gangues.
Kurosawa afirmou que uma das principais inspirações para o enredo foi o clássico filme The Glass Key de 1942 , uma adaptação do romance de 1931 Dashiell Hammett.
Mas também tem quem diga que a trama global de Yojimbo é mais próximo ao de uma outra novela de Hammett, Red Harvest (1929). David Desser, um estudioso sobre Kurosawa, e o crítico de cinema Manny Farber afirmam que Red Harvest foi a inspiração para o filme.; no entanto, Donald Richie e outros estudiosos acreditam que as semelhanças são mera coincidência.
Quando perguntam seu nome, o samurai se autodenomina "Kuwabatake Sanjuro" ( que significa,"campo de amoreira trinta anos de idade"), ele escolhe o nome enquanto olha para um campo de amoreira perto da cidade. Assim, o personagem pode ser visto como um dos primeiros exemplos do "Homem sem Nome" (outros exemplos do que aparecer em uma série de romances anteriores, incluindo Red Harvest de Dashiell Hammett).
Personagens:
Toshirō Mifune - Kuwabatake Sanjuro
Tatsuya Nakadai - Unosuke
Takashi Shimura - Tokuemon
Eijirō Tōno - Gonji
Curiosidades:
Depois que Kurosawa repreendeu Mifune por chegar atrasado uma manhã, Mifune fez questão de estar pronto no set em 6h00 todos os dias com maquiagem completa e traje durante todo o resto das filmagens.
Este foi o segundo filme em que o diretor Akira Kurosawa trabalhou com o diretor de fotografia Kazuo Miyagawa.
A coreografia para o filme foi por Yoshio Sugino da Tenshin Shoden Katori Shinto-ryu.
Trailer:
AMV(com SPOILER):
Fonte:
http://en.wikipedia.org/
http://www.cinedica.com.br/
2 comentários
esses dias eu assisti o filme 13 assassinos e pra ser honesto não gostei muito não, em algumas partes parecia cópia do 7 samurais, sem contar a cena do montanhês com o líder da vila (wtf), e ele no final ficou sem sentido nenhum