Dorayaki (どら 焼き, どらやき, 銅鑼 焼き, ドラ 焼き) É um tipo de doce tipico japonês, а panqueca de feijão vermelho, que consiste de duas bandas de panquecas recheadas com doce Azuki pasta de feijão vermelho. Dorayaki são semelhantes aos Imagawayaki, mas os últimos são cozidos com a massa que envolve completamente o recheio de pasta de feijão e muitas vezes servido quente.
Dorayaki originalmente tinha apenas uma camada, e a forma atual foi inventada em 1914 por Usagiya no distrito de Ueno de Tóquio.
Em japonês, significa dora "gongo", e por causa da similaridade das formas, esta é provavelmente a origem do nome do doce. Diz a lenda que o primeiro Dorayaki foram feitas quando um samurai chamado Benkei esqueceu seu gongo (dora) após sair de casa de um fazendeiro, onde ele estava escondido eo agricultor posteriormente utilizado o gongo para fritar as panquecas, daí o nome Dorayaki.
Na área de Kansai, como Osaka ou Nara, este doce é muitas vezes chamado de Mikasa (三 笠). A palavra significa originalmente chapéu de palha triplo, mas também um nome alternativo do Monte Wakakusa, uma colina baixa, com declive suave localizada em Nara. Muitas pessoas locais retratar a forma desta colina, enquanto se come um mikasa. Em Nara, um mikasa maior de cerca de 30 cm de diâmetro, é conhecida.
No mangá e anime "Doraemon" o Doraemon ama dorayaki.Desde 2000, a empresa Bunmeido tem vendido uma versão limitada do dorayaki chamado Doraemon Dorayaki todos os anos em torno de março e setembro.
Receita:
DORAYAKI DE CREME
Massa
6 ovos (você vai usar 3 gemas para o recheio, 3 gemas para a massa e as 6 claras bata em neve)
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de fermento em pó
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
250 ml de água
Recheio de creme
3 Gemas
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de açúcar (se quiser mais doce acrescente 1/2 lata de leite condensado)
2 colheres de sopa de maisena
2 e 1/2 copos de leite
baunilha (essência ou fava)
MODO DE FAZER
Misture a margarina com as 3 gemas. Acrescente os demais ingredientes e misture bem. Finalize com as claras em neve apenas incorporando-as à massa (mexendo levemente para a massa ficar aerada).
Asse em forminhas próprias untadas (no formato de mini panquecas altinhas, mais ou menos 1 cm) ou direto numa frigideira bem quente e antiaderente (de preferência pequena) como se fossem panquequinhas.
Para o recheio, leve todos os ingredientes ao forno até engrossar.
Pegue uma panquequinha, recheie, coloque a outra por cima e aperte um pouco nas laterais e atrás (fazendo como se o doce fosse uma boquinha aberta).
Vídeos:
Fonte:
http://en.wikipedia.org/
http://www.sashimisecret.com/