Youkai


Youkais!!!! Para quem é otaku ou otome ( meu caso :P) fica fácil ter uma idéia do que se trata através de animes e mangás sobre o assunto. Mas o que realmente são os youkais poucos sabem. Mais você logo vai saber ( sortudo(a)¬¬).

Yōkai (妖怪, Yōkai?) — o mais correto é escrever Yōkai, apesar de a escrita "youkai" estar se popularizando. Outras possíveis escritas para a palavra são: yokai e yookai — é o termo japonês utilizado para designar fenômenos, objetos e criaturas sobrenaturais que estão além da compreensão humana e pode ser traduzido como "estranho", "inacreditável" ou "bizarro".

No Japão, essas criaturas também podem ser chamadas de "ayakashi". Yōkai é freqüentemente traduzido erroneamente como demônio ou diabo, mas, em essência, são entidades que não possuem qualquer tipo de conotação religiosa. São entidades do imaginário popular japonês que estão mais próximos de duendes e elfos da Europa, sacis e curupiras do folclore brasileiro e das lendas urbanas da atualidade.

Apesar de ser quase desconhecido no Brasil, Shigeru Mizuki (水木しげる, Shigeru Mizuki?) foi o mangaka que popularizou estas criaturas através de seu grande sucesso Ge Ge Ge no Kitaro (ゲゲゲの鬼太郎, Ge Ge Ge no Kitaro?) em uma época na qual o cientificismo forte do pós-guerra japonês estava levando estas criaturas do imaginário popular a serem ignoradas como meras superstições. Além da importância cultural e sociológica do tema, os youkais estimulam a criatividade dos artistas japoneses em todos os tempos.

A realidade do que é um Yōkai no folclore japonês e bem distinta dos animes que a utilizaram como inspiração, e também se diferem entre si. Posso citar como exemplo os seguintes animes (mangás).... Ge Ge Ge no Kitarō de Shigeru Mizuki, Dororo (どろろ, Dororo?) de Osamu Tezuka (手塚治虫, Osamu Tezuka?), Ushio to Tora (うしおととら, Ushio to Tora?) de Kazuhiro Fujita (藤田和日郎, Kazuhiro Fujita?), InuYasha (犬夜叉, InuYasha?) de Rumiko Takahashi (高橋留美子, Rumiko Takahashi?), Ningyo Series (人魚シリーズ, Ningyo Series?) de Rumiko Takahashi, Yu Yu Hakusho (幽遊白書, Yu Yu Hakusho?) de Yoshihiro Togashi (富樫義博, Yoshihiro Togashi?), Jigoku Sensei Nube (地獄先生ぬ~べ~, Jigoku Sensei Nube?) de Takeshi Okano (岡野剛, Takeshi Okano?) e Sho Makura (真倉翔, Sho Makura?), Mokke (もっけ, Mokke?) de Takatoshi Kumakura (熊倉隆敏, Takatoshi Kumakura?), ×××HOLiC do CLAMP, Tactics de Sakura Kinoshita (木下さくら, Sakura Kinoshita?) e Kazuko Higashiyama (東山和子, Kazuko Higashiyama?) além de muitos outros. Também em séries live-action como Kamen Rider Hibiki e filmes como Sakuya Yōkai-den (さくや妖怪伝, Sakuya Yōkai-den?) (2000) e Kwaidan (怪談, Kwaidan?) (1965).

Fonte:http://chikainotsuki.multiply.com