quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ramen


Uma importação da China, datando do início do século XIX, vem o ramen (ラーメン; macarrão chinês), que se tornou extremamente popular no Japão. O Ramen é servido com uma variedade de tipos de sopa, indo desde os molhos de peixe até manteiga ou porco.

Ramen (ラーメン, らーめん, 拉麺, Ramen) ou Lámen, composto por macarrão com ervas e legumes temperados com carne de porco ou peixe de água-doce.



Caldo Base

O caldo base resulta da fervura da carcaça e asas de frango (e opcionalmente ossos de porco) com um refogado de cebolinha e gengibre, sendo retirados os ossos após a fervura.

Shiitake, seco ou natural, pode ser acrescentado no preparo do caldo base assim como pó de peixe seco, dependendo da criatividade de cada um.


Tipos de Caldos



São três os modos de temperar o caldo base de Ramen: Sal ou Shio-Ramen, molho de soja ou Shoyu-Ramen e pasta de soja ou Misso

O Ramen pode ser personalizado conforme o gosto e preferência pessoal, sendo praticamente ilimitada a sua variedade: Tyashu-Ramen (Ramen acompanhado de lombo), Yasai-Ramen (com verduras e legumes), Ebi-Ramen (de camarão), Kani-Ramen (de caranguejo), Gyoza-Ramen, Ramen de frutos do mar, etc. Alguns restaurantes especializados deixam essa escolha a cargo do cliente.
Tyashu

Um dos mais tradicionais acompanhamentos de Ramen, é o Tyashu (ou lombo), pode ser cozido ou assado.

Para saber se o lombo está cozido, é comum espetar um espeto de bambu e aguardar que daquele furo saia um caldo avermelhado; se isto ocorrer, é sinal de que o lombo ainda está cru por dentro. Quando a peça parar de “sangrar”, o lombo está pronto para o consumo. O mesmo procedimento pode ser feito para uma peça de carne bovina. Neste caso, um pouco de “sangramento” pode ser ignorado.
Espinafre japonês



As verduras em geral (espinafres, bróculos, etc.) dão um toque colorido ao Ramen, ao mesmo tempo em que tornam o prato mais equilibrado nutritivamente. O espinafre deve estar enxuto.
Moyashi


Moyashi deve ser, de preferencia, limpo, isto é, sem o broto amarelo e o “rabinho”, e mergulhado por poucos segundos (para não perder a rigidez) numa panela com água fervente. O mesmo procedimento vale para shimeji e shiitake naturais.




Vários são os temperos opcionais que podem ser acrescentados ao Ramen na hora de ser servido: gergelim branco ou torrado, gengibre picado ou ralado, tobanjan (tempero chinês a base de missô e pimenta), pimenta vermelha picada, alho torrado ou cru, picado ou ralado.


Para Shio-Ramen e Shoyu-Ramen costuma-se jogar uma pitada de pimenta-do-reino em pó antes de servir.

 No Japão, lá na cidade de Yokohama, tem o Shin-Yokohama Ramen Museum que como o nome diz e um museu dedicado a o ramen. (eu já o mencionei AQUI antes)

   
Receirta:


Ingredientes

- 04 bifes de carré de porco
- ½ cenoura cortada em palitos finos
- 02 colher ( chá ) de gengibre cortado em fios
- 01 omelete fino cortado em fios ou ovo cozido cortado ao meio
- 01 colher ( café ) de barbecue sauce ( molho chinês )
- 02 colher ( sopa ) de shoyu
- 01 colher ( sopa ) de sakê
- 01 pitada de ajinomoto
- 02 colher ( sopa ) de açúcar
- 02 pacotes de massa para Lámen cozidos
- 04 copo de água ( 300 ml ) para caldo
- 03 dentes de anis estrelado
- 01 kamaboko fatiado
- 05 ervilhas tortas
- 01 maço de coentro fresco
- 01 cebolinha verde
- 01 cenoura
- 50g de broto de feijão
- 02 sobrecoxa desossada
- 01 carcaça de frango
- 02 ossobuco ou paleta com osso
- 01 cebola
- 01 talo de aipo

Modo de Preparo

- Tempere a carré e as carcaças de frango e ossobuco ou paleta com shoyu , gengibre em palitos, anis estrelado, açúcar e o sakê.
- Amarre o carré com barbante como fosse preparar uma copa.
- Asse o carré, a carcaça e a paleta no forno e deixe esfriar.
- Junte os ossos do carré, ossobuco ou paleta, e do frango e faça um caldo cozinhando em quatro copos de água com 4 colheres de shoyu, gengibre, anis estrelado e cebolinha verde, cenoura e aipo por 1h e 20 minutos minutos adicionando água para não secar. Deixe esfriar e coe.
- Adicione o barbecue sauce no caldo de carne.
- Dilua o caldo com mais 1 litro de água e corrija o sal.
- Corte a cebola em fatias finas em diagonal.
- Corte a carne porco assada em fatias finas.
- Dê uma blanqueada na ervilha torta e no broto de feijão.
- Coloque a massa no fundo de uma tigela.
- Coloque duas fatias de carne, uma de kamaboko, uma ervilha torta, algumas folhas de coentro e broto de feijão e coloque alguns fios de cenoura para contraste;
- Despeje o caldo fervente sobre a massa com o recheio.
- Sirva quente.

Só uma curiosidade que eu não posso deixar de citar é que o nome do Naruto (a maioria de vocês deve saber) vem de um dos ingredientes corriqueiro do ramen, esse:




Vídeo:

Esse vídeo mostra o processo que foi descrito acima, como fazer o caldo base e tudo mais.



Esse segundo vídeo mostra um chefe preparando vários pratos




O último video e do canal do You Tube Crazy Japan Tv. Mostra um ramen instantâneo diferente do daqui.






Fonte:
http://pt.wikipedia.org/
http://armazemdasespeciarias.com.br/

2 comentários:

  1. \o/ Sempre quis saber como era feito o "caldinho" do Ramen, vlw por postar a receita também, fazer ramen aqui agora =D

    ResponderExcluir
  2. Legal né? E bem mais saudável do que o instantâneo

    ResponderExcluir