quarta-feira, 7 de março de 2012
20 anos de Sailor Moon!
Nessa data (7 de Março) a vinte anos estreava Sailor Moon. Esse anime fez parte da infância de muitas pessoas(da minha também) por isso merece um post de aniversário.
--------------------------------------------------------------------------------------
Sailor Moon foi exibição pelo canal japonês TV Asahi. A autora é Naoko Takeuchi (ela foi esposa de Yoshihiro Togashi, criador de YuYu Hakusho e de Hunter × Hunter.). A série animada foi produzida pela Toei Animation.
Em 1993, a série foi adaptada para o teatro em um musical, Sailor Moon Musical, mais conhecido como Sera Myu pelos japoneses. Esse musical durou até o inverno de 2005. E em 2003, a série foi adaptada para o formato live-action, chamado Pretty Guardian Sailor Moon. Teve 49 episódios para televisão e dois especiais em vídeo.
O mangá de Sailor Moon é do género shojo, mais especificamente, mahou shoujo. A série principal foi publicada na revista Nakayoshi (Kodansha) de 1992 a 1997. As histórias paralelas foram publicadas na revista Run Run da mesma editora.
Aqui no Brasil estreou em 1996 pela extinta Rede Manchete, teve , e tem, muitos fãs. Acompanhando o licenciamento na TV, também foram lançados diversos produtos e brinquedos (a maioria importado), mas que encalharam nas prateleiras das lojas. Mesmo com a forte audiência alcançada na TV, devido ao fraco desempenho comercial, a série animada não teve novas temporadas exibidas pela emissora da família Bloch.
Em 2002 a Cartoon Network retornou com a série estreou a fase R e seguiu exibindo até a última temporada. O canal pago nunca transmitiu a fase classic, que ficou restrita apenas aos telespectadores da década de 1990. Pra os que tem mais ou menos a minha idade deve ter visto pela Rede Record que também transmitiu alguma coisa.
Em relação ao mercado de home vídeo, o anime também não teve muita sorte. Alguns episódios chegaram a serem lançados em VHS e DVD pela FlashStar, mas pouco venderam. Em 2011, ainda houve uma segunda tentativa de lançar Sailor Moon em DVD pela novata CD & DVD Factory, porém, por conta de limitações contratuais, foi lançada apenas a fase S e não foi possível redublar os episódios.
Sailor Moon (Bishōjo Senshi Sērā Mūn 美少女戦士セーラームーン) traduzido como Graciosa Guerreira Marinheira da Lua ou Linda Guerreira Sailor Moon e conhecido como Navegante da Lua em Portugal
Como é tradição no Japão, a versão animada segue as linhas gerais do mangá, sendo do mesmo género e apresentando poucas personagens diferentes. Possui 200 episódios distribuídos em cinco fases: Sailor Moon, que compreende os primeiros 46 episódios, Sailor Moon R ("Return"), do episódio 47 ao 89, Sailor Moon S (Super), os episódios 90 a 127, Sailor Moon SuperS (Super Senshi), os episódios 128 a 166 e Sailor Moon Stars que compreende os capítulos 167 a 200.
Usagi salva a gata e tira um penso da testa dela que escondia uma meia-lua. Mais tarde a gatinha aparece no quarto de Usagi e começa a falar com ela, apresenta-se como Lua (Luna em Portugal) e entrega-lhe uma missão: a de ser uma Sailor guerreira, defensora do bem, destinada a enfrentar demónios e unir-se com outras sailors para encontrar a Princesa da Lua que habita a terra. Usagi recebe um broche especial que a transforma na guerreira Sailor Moon quando ela grita "Pelo poder do Prisma Lunar". Sua arma especial é a Tiara Lunar, a qual ela lança dizendo "Tiara Lunar, acção". Mais tarde Lua dá-lhe uma caneta que permite-lhe transformar-se em qualquer tipo de profissional, basta dizer "poder lunar".
Tem algumas curiosidades entre as diferenças do manga para o anime. Por exemplo, Tuxedo Mask (Tuxedo Kamen) não lançar rosas, Ail e Ann serem personagens fillers do anime, a Serena (Usagi) e a Rei serem mais maduras, as Sailor Starlights terem maior destaque na série animada e, talvez o mais curioso, a Hotaru Tomoe (Sailor Saturno) ser um ciborgue(0_O).
Abertura 1 em japonês:
Abertura 1 em Português:
Encerramento 1 em japonês:
Encerramento 1 em Português:
Bônus transformações pra os fãs!!!
Fonte:
http://www.anmtv.xpg.com.br
http://pt.wikipedia.org
Tenho certeza que as meninas que viram ,como eu, imitaram essas transformações ¬¬
ResponderExcluir