quarta-feira, 14 de abril de 2010

Caça aos Japoneses



Foi visto que a temporada de caça as baleias no Japão foi um tremendo fracasso no ultimo dia 12(veja em Notícias). De onde o Otaku Life pegou essas informações havia muitos comentários xingando o Japão e apoiando os "bonzinhos" do Sea Shepard,mas, é um mais com muita ênfase, eu gostaria de perguntar a os "comentarista" se eles sabem das seguintes informações que irei expor agora...

O Japão consome a carne de baleia 400 anos , todos sabem que o Japão e de maioria religiosa xintoísta e budista, principalmente o budismo, não permite o consumo de carne vermelha, por isso os japoneses passaram a se alimentar de peixes e frutos do mar. Um das iguarias consumidas foi a carne de baleia, isso não causava nenhum dano , relevante, para o maio ambiente, já que eles caçavam artesanalmente no passado, e hoje tem as chamadas temporadas de caça... Como nos Estados Unidos onde tem as temporadas de caça a cervos, patos, e todo o tipo de animais das florestas de lá, ressaltando é claro que é por "ESPORTE" e não pelo consumo da carne... Em fim, quando outros países também passaram a caçar baleias, pelo chamado "ólho de baleia" que dava muito lucro as indústrias de margarinas, combustíveis para a iluminação das casas e ruas , lubrificante, na fabricação de sabão margarina,cosméticos espartilhos e ate argamassa, tudo isso no século XIX começou o problema .É claro, que se caçando as baleis pelo ólhos proveniente delas a frequência de caça será diferente da que é para o consumo da carne. Tempo passa e PINBA certas espécies de baleias começou a entrar em extinção, os ambientalistas caem em cima fazendo projetos e leis proibindo a caça de baleis. e ai que o Japão reaparece na historia, os pescadores, donos de restaurantes e consumidores japoneses, não querem deixar de consumir a carne, e são logo tachados de insensíveis e consumistas, e desligados dos problemas mundiais,mas ora ora , o Japão já consumia essa carne a tempos será que ninguém percebe que para os olhos deles a coisa é diferente eles cação para o consumo, como comida, alimento. Os outros países por outro lado caçavam por dinheiro, lucros, grana mesmo. Vendo por esse lado quem já entende um pouco da cultura japonesa dá para entender os motivos, mas para quem não gosta, ou simplesmente não entende vou fazer uma parábola:

Na sua família tem uma receita muito especial que foi passada por sua mãe e pela mãe dela, cujo os ingredientes são facilmente achados e qualquer supermercado, você a come dês de criança, já tem filhos e eles também aprenderam a come-la. Um dia vai um vizinho seu fazer uma visita e você prepara o prato para ele. Apaixonado pelo delicioso prato ele lhe pede a receita, e você dá.
Logo o vizinho com a receita em mãos aprendo o prato e conta como fazer para a irmã, a irmã por sua vez conta a uma amiga... logo todos na vizinhança começam a comer do preto de uma vez só. No almoço, janta, para suas próprias visitas, e em festividades.
Mas como era de se esperar os ingredientes que são usados na preparação começam a faltar nos mercados próximos e logo se torna muito raro encontrá-los. Então todas as donas de casa que faziam o prato e também as que não faziam, mas sentem a falta de tais produtos, se reúnem, na reunião e decidido que não vão mais fazer o prato em nenhuma ocasião. Não foi uma mudança tão grande para elas já que consumiam o prato a pouco tempo e nem por razoes especiais... Mas o grande problema e que elas vão bater na sua porta dizendo que você como moradora do bairro também terá que parar de consumir o prato que seus ancestrais criaram a anos. Para você não e tão fácil assim parar, você come dês de criança e seus filhos já estão acostumados. Obviamente você não vai parar completamente de prepará-lo, diminuir sim mas parar nunca.

Entendem? Uma cultura milenar não simplesmente se esquece, e logo um país como o Japão que já tem uma longa historia de aversão de coisas ocidentais. É mais que claro que o Japão nunca vai deixar completamente de consumir essa carne, é culturalmente improvável.
É muito simples só apontar o dedo sem se aprofundar no assunto seriamente e quando que se dar um de critico é sempre bom ver os dois lados da coisa...
É mais que obvio que o Japão não e livre de criticas sobre esse assunto... E uma realidade que as baleias estão em extinção e é preciso políticas serias e colaboração de todos, e essa temporada de caça tem uma estimativa de 900 baleias aproximadamente por temporada, para tempos normais já seria um grande absurdo uma quantia tão grande, e em tempos de extinção...Deixando claro que o Japão não é de todo bonzinho já que também usava e comercializava o olho de baleia.
Nas oras de se falar seria para ter idéias e organizar um ideal as emoções e os palavreados chulas , devem ser deixados de lado, pense serio para resolver seriamente seus problemas. Não existe espaço para hipocrisia em assuntos sérios, que precisam de uma solução rápida

Um comentário:

  1. olha eu nunca tinha olhado por esse angulo! o japao consome carne de balei a anos e diferente do Brasil e de outros paises do mundo eles não tem uma grande fartura de recuros, e por isso precissam de tudo o que a natureza tem a lhes oferecer!

    ResponderExcluir